sábado, 7 de novembro de 2009

QUEM É CRISTO? [Parte 1]

QUEM É CRISTO?

Mc 8:27-33

Introdução:

Texto que marca uma nova etapa. É o texto de abertura que leva a um clímax, serve de transição e introdução sobre uma maior revelação da Pessoa e da Obra de Cristo e as implicações desta revelação para os discípulos. É uma espécie de dobradiça que divide o livro.

Jesus conclui sua missão entre judeus e gentios no norte da Palestina e começa a ir saindo de Cesaréia de Felipe para Jerusalém. A palavra caminho [v.27] sugere uma jornada. Ele caminha para Jerusalém ele vai firme, sem hesitar, sem retroceder. Os discípulos vacilarão. Ele não. Ele irá até o fim. Por que? Porque foi para este fim que Ele veio! A sombra da cruz se aproxima. O calvário se ergue mais na frente.

É uma nova fase no ministério de Jesus. Até então Jesus foi revelado como Aquele que tem poder e autoridade de Deus como servo de todos. No entanto há uma revelação mais profunda que se aguarda, um desfecho surpreender espera na revelação deste servo e Jerusalém faz parte desta revelação. Ele que tem todo o poder se submeterá e se sujeitará aos homens e aos seus maus desígnios, ele sofrerá, ele morrerá. Mas longe de isto parecer um despropósito, longe de isto parecer absurdo, é a maneira incrível de estabelecer o reino e estabelecer o meio, o único meio de redenção do homem. Então poderíamos que aqui inicia-se a segunda parte do evangelho.

Temas e vocábulos novos serão apresentados: sofrimento, cruz, morte, a volta em glória. Há uma mudança geográfica do norte para Jerusalém. Novos personagens aparecem embora os principais continuam: Jesus, os discípulos, o povo e a oposição.

No título do Evangelho é dito que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, aqui novamente este título é retomado por Pedro, mas o que vem a ser este Cristo, é o que Marcos quer revelar agora. O livro caminha para seu desfecho e a revelação gloriosa de Cristo será demonstrada.

I. O CRISTO DAS MULTIDÕES [QUE DIZEM OS...]

Durante a jornada o mestre passa então a tratar mais profundamente sobre sua identidade. É importante saber quem é Ele. Então subitamente pergunta aos discípulos sobre as percepções que as pessoas tinham sobre Ele.

Os rabinos esperavam que seus alunos perguntassem aqui Jesus inicia o ensinamento com uma pergunta. Jesus fez assim para que os discípulos refletissem sobre a percepção que as pessoas “de fora”, os não-comprometidos, tem sobre Ele. Era oportuno para os discípulos considerarem como Jesus era visto pelos de fora. [dos não iluminados, dos cegos espirituais]

As respostas são diversas [não exaustivas, mas demonstrativas, uma espécie de amostragem] sobre a identidade de Jesus. Na ocasião é dada três parecer sobre o que a multidão acha sobre Jesus [veja Mc 6:14-16]

A pessoa e a obra de Cristo impactaram aquela sociedade e obviamente as pessoas, mesmo aquelas que não andavam tão perto de Jesus alguma opinião sobre Ele. As respostas são diversas, mas tem algo em comum. As respostas apontam que todos o considera um profeta [um bom homem], mas nenhuma opinião vai além disto. Os parentes de Jesus o viam como lunático [3:21], os fariseus como possesso [3:30]. A multidão não consegue perceber realmente que é Cristo, ou que ser Cristo.

Não podemos ter uma revelação de que é Jesus pela multidão, pela opinião, não devemos formar nossa visão de Cristo com base no que as pessoas dizem. Essas opiniões podem até ser sincera e honestas, mas não são verdadeiras.

E hoje, se fizéssemos a mesma pergunta. Se Cristo perguntasse a nós o que dizem as pessoas sobre quem Ele é que respostas teria. Todos possuem uma opinião de quem é Cristo.

Não há nada que mais incomode e provoque diversas reações do que falar de Jesus. Sua pessoa assusta, intimida. Alguns preferem não ouvir sobe Jesus porque falar dele. A pessoa dEle, Suas palavras e sua obra provocam reações diversas. E uma atitude é a fuga, a indiferença. Por exemplo: Um grupo de pessoas estar no bar discutindo futebol ou política e alguém propõe querido vamos falar sobre quem foi Jesus não espere naturalidade nas reações dos ouvintes.

Não só durante o período em que viveu aqui na terra, mas mesmo depois de sua partida a pessoa de Cristo produz uma enormidade de consideração. Quem é o Jesus das multidões? Eis algumas percepções atuais de Jesus.

1. Jesus dos Mórmons – Irmão de Lúcifer

Os ensinamentos heréticos sobre Jesus incluem todo tipo inimaginável de idéias sem base bíblica. O "Jesus Cristo" dos mórmons, por exemplo, não poderia estar mais longe do Jesus da Bíblia. O Jesus inventado por Joseph Smith, que a seguir inspirou o nome de sua igreja, é o primeiro filho de Elohim, tal como todos os humanos, anjos e demônios são filhos espirituais de Elohim. Este Jesus mórmon se tornou carne através de relações físicas entre Elohim (Deus, o Pai, o qual tinha um corpo físico) e a virgem Maria. O Jesus mórmon é meio-irmão de Lúcifer. Ele veio à terra para se tornar um deus. Sua morte sacrificial dará imortalidade para qualquer criatura (incluindo animais) na ressurreição. No entanto, se uma certa criatura, individualmente, vai passar a sua eternidade no inferno ou em um dos três céus, isto fica por conta de seu comportamento (incluindo o comportamento dos animais).

2. Jesus dos Espíritas – Um bom homem

Para os espíritas Jesus é o ser mais perfeito que Deus ofereceu aos homens, para lhes servir de modelo e guia. O espírito de maior grau ou patente evolutiva já encarnado no planeta terra. Segundo a doutrina espírita Jesus é o "administrador" espiritual do planeta e de todos os espíritos que nele se encontram, sejam encarnados ou não. Trata-se de uma entidade espiritual de altíssima evolução moral.

É o espírito do mais alto nível, o mais desenvolvido e exemplo de perfeição moral, por isso, ele é grande Mestre. Ele não é Deus; é um dos filhos de Deus; é o mestre desse planeta; chegou a um estado de perfeição, conhecimento e pureza através de muitas reencarnações.

Veja o que o Espiritismo diz sobre Jesus: "Importa, pois, (que) se risquem os milagres do rol das provas sobre que se pretende fundar a divindade da pessoa de Cristo" (Obras Póstumas, p.126).

O Espiritismo não só nega a humanidade de Jesus e sua ressurreição corporal, mas também a Sua divindade: "Segundo definição dada por um espírito ele (Jesus) era um médium de Deus". ( A Gênese, p. 311)

Para os espíritas Jesus é visto como a grande mestre, é o homem que alcançou um grande desenvolvimento espiritual. Uma grande personalidade, um grande líder, um fazedor do bem, um homem de uma grande moral e grandes princípios. Um sábio, mão não é Deus-Encarnado.
No seu famoso livro "Cristianismo Autêntico", Lewis fez a seguinte declaração, "Um homem que fosse um mero homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande professor de moral.
Ele seria ou um lunático, igual a um homem que diz que é um ovo cozido, ou ele seria o diabo do inferno. Você terá que fazer sua escolha. Ou ele era e é o Filho de Deus, ou é um louco ou algo pior. Você pode tê-lo por um tolo ou você pode cair aos seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não é permitido vir com algum disparate sobre ele ser um grande mestre. Ele não nos deixou esta opção."

3. Jesus das Testemunhas de Jeová – O Arcanjo Miguel

As Testemunhas de Jeová também amam a Jesus, mas não o Jesus da Bíblia. Antes de nascer nesta terra, Jesus era Miguel, o Arcanjo. Ele é um deus, mas não o Deus Jeová. Quando o Jesus deles se tornou um homem, parou então de ser um deus. Não houve ressurreição física do Jesus dos Testemunhas de Jeová; Jeová suscitou o seu corpo espiritual, escondeu os seus restos mortais, e agora, novamente, Jesus existe como um anjo chamado Miguel. A Bíblia promete que, ao morrer um crente em nosso Senhor e Salvador, a pessoa imediatamente estará com Jesus (2 Co 5.8; Fp 1.21-23). Com o Jesus deles, no entanto, somente 144.000 Testemunhas de Jeová terão este privilégio – mas não depois da morte, porque eles são aniquilados quando morrem. Ou seja, eles gastam um período indefinido em um estado inativo e inconsciente; de fato deixam de existir. Minha comunhão com Jesus bíblico, no entanto, é inquebrável e eterna.

4. Jesus dos Católicos Romanos – Ainda preso na Cruz

Há tantas concepções oriundas do catolicismo romano de quem é Jesus. Para o catolicismo Jesus é contemplado as vezes como um menino Jesus, preso a uma manjedoura. Ou o Jesus das imagens geralmente tristes e doloridas. O Cristo do crucifixo, com seu corpo continuamente dependurado na cruz, simbolizando, de forma apropriada, o sacrifício repetido perpetuamente na missa e a Sua obra de salvação incompleta. Ou o Jesus que habita nas osteas. [Não não creio no Cristo vencido, cheio de amargura...] Meu Jesus, na verdade, é o Filho de Deus ressuscitado corporalmente; Ele não habita em objetos inanimados.

Aproximadamente há dois milênios, o Jesus da Bíblia pagou totalmente a dívida dos meus pecados. Ele não necessita mais dos sete sacramentos, da liturgia, do sacerdócio, do papado, da intercessão de Sua mãe, das indulgências, das orações pelos mortos, do purgatório, etc. para ajudar a salvar alguém.

5. Jesus da Teologia da Prosperidade [Neo-Pentecostais] – O curandeiro/milagreiro

Até mesmo alguns que se dizem evangélicos promovem um Jesus diferente. Os chamados pregadores do movimento da fé e da prosperidade promovem um Jesus que foi materialmente próspero. Para alguns destes pregadores Jesus vestia roupas de marca (uma referência à sua capa sem costura) semelhantes às vestidas por reis e mercadores ricos. Usando uma argumentação distorcida, um pregador do sucesso chamado Robert Tilton declarava que ser pobre é pecado, e já que Jesus não tinha pecado, então, obviamente, ele devia ter sido extremamente rico. O pregador da confissão positiva Fred Price explica que dirige um Rolls Royce simplesmente porque está seguindo os passos de Jesus. Jesus usou o transporte mais caro da época que era o jumento. Oral Roberts sustenta a idéia de que, pelo fato de terem tido um tesoureiro (Judas), Jesus e Seus discípulos deviam ter muito dinheiro.

Para muitos Jesus é tão somente um amuleto ou uma muleta ou uma espécie de SOS para momentos de angustia e dificuldade. A relação que possuem com ele é meramente circunstancial, oportuna e sanguessuga, interesseira. Jesus não o fim de tudo é o meio para se alcançar algo. Não deseja compromisso, não lhe são submisso, não procurar segui-lo, amá-lo. Como pastor já vi muitos com essa visão medíocre e ofensiva da pessoa de Cristo. Alguns que chegam aqui pensando que ofereço este cristo. Achando que eu sou algum comerciante vendendo bênçãos. Quando encontra uma solução ou um alívio abandonam a igreja. Ou quando não acham alívio pelo contrário as coisas apertam também pulam [Mt 13]

Correm atrás de Jesus por uma situação de dificuldade, é uma doença, é um menino drogado, é um casamento em crise, uma situação de dificuldade financeira, mas se caso obtenha ou não o que desejam desaparecem sem deixar rastro.

Não me entenda mau, não é que Cristo não possa ou mesmo não venha usar tais situações para levarem alguns a uma verdadeira compreensão dEle e assim um verdadeiro relacionamento com Ele. Cristo é bom e fez e faz bem por sua graça e misericórdia. Eu falo é das motivações finais.

No entanto atualmente este é o cristo da multidão. É o cristo dos oportunistas, dos querem apenas a benção do Senhor e não o Senhor da benção. Não há algo que mais abomino atualmente no cenário religioso do que este uso das distorção da pessoa gloriosa de Cristo propagada por tais mercenários da fé que merdadejam a palavra da verdade.

Paul Washer afirmou que tais pregadores é a merecida punição de Deus para os desejos carnais que tais pessoas tem em seu coração o que eles querem lá no fundo não é Deus e segui-lo o que desejam é saciar seus desejos egoístas e materialista, então tais líderes servem para satisfazer seus desejos carnais.

Há várias outras visões Jesus, alguns blasfêmicos. Ao longo da história sempre houve distorções sobre a pessoa de Jesus: [Música dos VPC]: Um mero homem, um emanação de Deus, um espírito iluminado, uma idéia, mito, um mestre, um psicólogo [Augustus Cury], filósofo, poeta, revolucionário político da Teologia da Libertação, o cara lá de cima da Xuxa, o Jesus descrito pelo Código de Vinci, onde Jesus é um homem mortal que se casou com Maria Madalena e teve filhos.

Conclusão:

Quem é Jesus para você? A sua vida nesta terra e por toda eternidade é determinada por sua resposta a esta pergunta. Se você não sabe com clareza quem é Jesus você está perdido [você não somente será, você está]. Eu não estou falando de um assunto qualquer, eu estou me referindo a questão mais crucial de sua existência. As pessoas estão confusas acerca da pessoa mais importante do mundo. O mundo esta perdido em suas opiniões sobre Cristo, em sua visão distorcida sobre Cristo, mas não tem o verdadeiro conhecimento dEle, muitos ouvem demais de Jesus, mas não conhece.

E você. O mais importante não é o que as pessoas pensam sobre Jesus é o que você pensa e fará dele. E aqui não se trata apenas de uma reposta verbal e ortodoxamente correta. A sua resposta de quem é Jesus está além das suas meras palavra e confissões verbais, a sua resposta é declarada por sua vida, por seus valores, por sua obediência, por uma vida transformada, sujeita a sua vontade, rendida aos seus pés, uma vida que revele ao mundo o poder e a glória do filho de Deus. Para você ter esta vida você precisa primeiramente se ver e reconhecer como um pecador miserável, desprezível, sem valor e mérito nenhum e conhecer a obra de Cristo na cruz como sua única e suficiente esperança de uma vida perdoada e transformada, aí você precisa confiar e crer em Cristo para ser perdoado e lavado. A essência do cristianismo é uma pessoa, Cristo, Ele é o eixo, o centro, a base e o alvo de toda a vida. Fora dele não há salvação e nem esperança.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezados:
Leiam Atos 28:22.
Sendo assim, se querem saber a verdade sobre o que as Testemunhas de Jeová ensinam a respeito de Jesus Cristo acessem o SITE OFICIAL das Testemunhas de Jeová:

http://www.watchtower.org/t/20050422/article_01.htm

Unknown disse...

Prezados:
Leiam Atos 28:22.
Sendo assim, se querem saber a verdade sobre o que as Testemunhas de Jeová ensinam a respeito de Jesus Cristo acessem o SITE OFICIAL das Testemunhas de Jeová:

http://www.watchtower.org/t/20050422/article_01.htm