sábado, 7 de novembro de 2009

OS BENEFÍCIOS DA VIDA EM CRISTO

Jo 15:7-11

Introdução:

Domingo passado falei sobre os custos de ser discípulos. Quero falar sobre os benefícios. O relacionamento com Cristo é diferente de qualquer outro tipo. Para poder descrever a bíblia usa diversas metáforas. Ele é como uma amizade profunda, como duas pessoas apaixonadas, ou como amor e respeito entre pai e filho. Ele é o rei e nós súditos, mestre e nós discípulos, Senhor e nós servos, pastor e nós ovelhas, cabeça e nós o corpo. Uma das metáforas que o próprio Jesus usou é que Ele é a videira verdadeira e nós os ramos. Dizem que aqui está a metáfora ideal da vida cristã. Um ramo cresce por meio da ligação com a videira, o mesmo conosco. Um ramo nada faz afastado da videira e nós o mesmo, um ramo obtém força da videira e nós o mesmo.

Na metáfora Cristo é a videira e o Pai o agricultor. O Pai poda os ramos produtivos para fazê-los dar mais frutos. Ele remove os ramos não produtivos e eles são queimados. Por meio da poda a frutificação é aumentada. Os ramos da videira, por meio da ligação são abençoados, eles crescem, produzem frutos e o Pai cuida deles com carinho. Eis aqui um belo quadro da vida cristã que nos ajuda a entender e apreciar as bênçãos de estar ligado a Cristo.


I. FRUTIFICAÇÃO - É FRUTÍFERO

Devemos examinar a natureza verdadeira do fruto. Que fruto é esse? No v.4 Jesus afirma que a pessoa que permanece nele descobre que sua alma é alimentada com verdades de Deus ao ficar em um relacionamento estreito, vivo e fortalecido com Jesus Cristo. O resultado é o fruto espiritual. O que permanece vão frutificar. O segredo de uma vida frutífera é a permanência em Cristo.

As vezes supomos que podemos frutificar sozinhos. Nós nos tornamos independentes por achar que somos fortes e inteligentes. Ninguém produz alguma coisa sozinho. Separados, desamparados somos fracos e infrutíferos. Eis a mais pura verdade. Para qualquer um!

Pois a produção do fruto espiritual não tem haver com ser forte ou fraco, corajoso ou covarde, inteligente ou tolo, experiente ou inexperiente, sejam quais forem os dons, você não produzirá nenhum fruto a parte de Cristo. O ativismo, religiosismo, legalismo podem até produzir frutos, mas não frutos espirituais. Eis o segredo, estar ligado com Cristo.

Para produzir frutos genuínos você deve se aproximar da videira [verdadeira], desconectar das coisas do mundo, por de lado pecados que minam sua forças, por de lado aquilo que lhe rouba de um relacionamento profundo e pessoal com Cristo. Afastar-se do pecado e estar na Palavra.

Eis o segredo! Se estivermos nEle os frutos virão naturalmente, não se preocupe. A videira irá usá-lo para produzir os frutos. Aproxime-se de Jesus e a energia dele em você frutificará. Detenha-se em ter um profundo relacionamento com Cristo e você verá o fruto deste relacionamento.

Fruto é algo freqüente na Bíblia [100 vezes no VT, 70 vezes no NT, 24 dos 27 livros do NT] Mas o que é o fruto? Não é sucesso. Muitos tende achar que grandeza e números é sinal de sucesso. Esforços humanos produzem números. Há muita gente sendo frutífera ministrando para poucas pessoas. Produzir fruto não é uma questão dei inteligência, entusiasmo, simpatia, não é personalidade.

Fruto é ter um caráter semelhante a Cristo [Gl 5:22-23]. Esse caráter não é produzido por esforço, não é que devemos tentar ser amáveis, ou alegres, essas qualidades ser tornam parte da nossa vida se permanecermos em Cristo. Ele é quem possui, Ele é a fonte.

Fruto é um louvor agradecido a Deus [Hb 13:15]. Quando você o louva pelo que é e pelo que tem feito você estar produzindo fruto.

Fruto é ajuda aos necessitados [Fp 4:17, Rm 15:28]

Fruto é pureza na conduta [Cl 1:10] e convertidos [I Co 16:15, Jo 4:36, Rm 6:22, I Co 3:5-9]. Eis um grande segredo para levarmos pessoas a Cristo, é estar em Cristo é permanecer nEle. Concentre-se em estar com Cristo e você frutificará. Fique tranqüilo, o fruto virá.

William Carey o pioneiro das modernas missões, passou 35 anos na Índia até ver um convertido. Algumas pessoas diriam que seu ministério foi infurtífero. Mas todos os conversos da Índia até hoje são frutos, pois ele traduziu o NT para vários dialetos hindus. Sua vida foi frutífera, ele não colheu, mas sua vida não foi estéril. [Jo 4:35-38]

II. SUA ORAÇÃO RESPONDIDA [v.7]

Há duas condições para essa promessa. Primeiro temos que permanecer, que indica um fato no passado com resultados permanentes. Permanecer refere-se a salvação, então essa promessa é para crentes. A promessa é para crentes! Somente os crentes possuem a promessa de que suas orações serão respondidas.

Mas muitos ramos verdadeiros não têm as orações respondidas, porque existe uma segunda condição a ser preenchida. “Se... as minhas palavras permanecerem em vós...”

Minhas palavras não indica somente as palavras que Jesus falou [letras vermelhas]. Mas todas as palavras tem a mesma importância. Toda a escritura é palavra de Jesus. Devemos ter toda as escrituras em alta consideração, guardá-las, conhecê-las e obedece-lhas.

Com respeito a primeira condição você deve se converter; para a segunda deve conhecer a Palavra por inteiro para que ela governe a sua vida. Cristãos que permanecem em Cristo são controlados por sua Palavra e não vão pedir coisas fora da vontade de Deus [Jo 14:14]. Quando nossa mente estiver moldada pela palavra, vamos orar segundo a vontade de Deus e nossas orações serão respondidas.

O segredo do poder em nossas orações é permanecer completamente em Cristo, procurando ter sua mente. É este um dos obstáculo a oração [Tg 4:3]. Um íntimo relacionamento com Cristo nos garante orações eficazes.

III. VIDA ABUNDANTE

A permanência em Cristo é a fonte de uma vida abundante [Jo 10:10]. Permanecer é cumprir o propósito da vida, é viver para a glória de Deus [Jo 15:8]. Se há fruto pelo permanecer, haverá glória para Deus.

O que é vida abundante? Nestes dias vida abundante tem se tornado sinônimo de prosperidade e saúde. Uma vida abastada. Também não ouso dizer que ter uma vida abundante é uma viver acomodadamente, preguiçosamente, descuidadamente, irresponsavelmente. Vida abundante é vida espiritual.


Uma vida abundante é aquela que reconhece a fonte dos frutos, que é Cristo. Se Ele é a fonte, ele será glorificado. [Rm 15:18]. É uma vida cheia do poder e da presença do Espírito. É abundante é amor, dedicação, em compromisso, em santidade. Deus é glorificado nesta vida.

Uma marca distintiva de uma vida abundante é regozijo, é a alegria [Jo 15:11]. Deus nos quer consumidos de alegria, mas poucos cristãos são. Dentro de igrejas há muita gente amarga, descontente, murmurante, azeda. Vida abundante é uma vida alegre. E uma tragédia que rouba a alegria de um crente é o pecado [Sl 51:12]. Ele não perdeu a salvação, perdeu a alegria. E ela veio de volta mediante o perdão. Permanecer na videira, traz alegria verdadeira. Há uma tola e mentirosa idéia de que uma vida dedicada a Cristo é uma vida sem alegria, é monástica, sofrida, triste, enfadonha. A alegria que temos vem de Cristo e não das circunstâncias.

IV. SEGURANÇA [Jo 15:6]

Aqueles que não permanecem nEle serão julgados. Não há nenhuma esperança ou segurança na vida para quem não está em Cristo. Aqueles que estão em Cristo estão seguros. Os que são cortados e lançados fora são os ramos-judas, os falsos discípulos. O verdadeiro crente, porém nunca pode ser jogado fora [Jo 6:37]. Se alguém é cortado é porque nunca teve uma fé em Cristo.

Os ramos jogados fora são queimados. Eles queimam eternamente. É um trágico retrato do julgamento final. [Mt 13:41-42]. Portanto haverá um diz quando Deus enviará os seus anjos para ajuntar todos os ramos. Eles serão julgados eternamente, lançados no inferno. É uma tragédia para esta pessoa achar que era um ramo e ser lançado no inferno.

Durante maior parte de sua vida Wiliam Pope foi membro da uma igreja metodista na Inglaterra. Ele fazia de conta que conhecida a Cristo e tinha até cargos na igreja. Sua esposa morreu como crente. Ele veio então a se afastar de Cristo. Ele tinha amigos que criam na redenção de demônios, começou a freqüentar casas de prostituição, tornou-se alcoólatra. Algumas a sua diversão com seus amigos atirar e chutar bíblias.

Pope veio a ter tuberculose. Alguém o visitou e lhe falou do redentor. Aquela pessoa disse a Pope que ele poderia ser salvo do castigo pelos seus pecados. Ele replicou:

“Eu não estou contrito; eu não posso me arrepender. Deus vai me condenar! Eu sei que o dia da graça passou. Deus disse a pessoas como eu: eu vou rir da sua calamidade e zombar quando o seu medo apertar. Eu neguei; meu coração está endurecido.

Então gritando disse: “ Ah, que inferno, que dor eu sinto! Eu escolhi meu caminho. Eu cometi o horrível feito maldito; crucifiquei o Filho de Deus novamente; profanei o sangue da aliança! Que coisa horrível e perversa é blasfemar contra o Espírito Santo, o que sei que cometi; nada mais desejo do que o inferno. Vem, ó maligno, e me leve!”

William Pope tinha passado toda sua vida na igreja, mas seu fim foi infinitamente pior que o seu começo. Todas as pessoas devem levar em conta em sua vida as duas grandes alternativas: Permanecer na vida e receber de Deus todas as bênçãos, ou recusar a crer e a permanecer e por isso queimar no inferno para sempre.

Parece ser uma escolha óbvia. Mas milhões de pessoas rejeitam a oferta de Deus para a salvação, preferindo o relacionamento superficial do falso ramo. Será que você não é este, ou será que você não conhece alguém assim? Permaneça nEle e Ele permancerá em você!

Nenhum comentário: