quarta-feira, 13 de julho de 2011

O CÉU [Parte I]

Ap 21:1-5

O grande escritor C. S. Lewis em sua obra o Problema do Sofrimento no capítulo em que ele trata sobre O Céu aponta 3 razões de se falar pouco sobre o céu no meio cristão:

  1. Escapismo – “Nós nos envergonhamos hoje de falar do céu. Temos medo que zombem de nós e que nos digam que estamos tentando “escapar” da tarefa de fazer um mundo feliz aqui e agora, envolvendo-nos em sonhos de um feliz noutro lugar”. Mas existe ou não existe uma “torta no céu”. Se não houver, entre o cristianismo é falso, pois esta doutrina faz parte integrante da sua trama. Se houver, então esta verdade deve ser entendida e compreendida.
  1. Suborno – Temos medo de que o céu seja um suborno. E se o colocamos como nosso alvo nos tornaremos tão miseráveis quanto aqueles que buscam Jesus apenas por um interesse material, sendo que nosso interesse é ir para o céu. De fato é suborno se queremos ir para o céu apenas para nos livrar-nos do inferno! Mas o céu nada oferece que possa tentar uma alma mercenária. Somente os puros de coração verão a Deus, pois somente os puros querem vê-lo. O céu seria para quem não ama a Deus por Ele um inferno. Existem recompensas que não mancha os motivos. O amor de um homem por uma mulher não é mercenário porque quer casar-se com ela. O amor busca ter prazer naquilo que ama.
  1. “Em certas ocasiões penso que não desejamos o céu; mas, mais vezes ainda, fico imaginando se, em nosso íntimo mais profundo, jamais desejamos outra coisa” Ou seja o céu, a presença de Deus, deve ser nosso anseio último.

John Lennon, um ex-Beatles cantou em sua mais conhecida música “Imagine”: “Imagine que não há paraíso é fácil se você tentar. Nenhum inferno abaixo de nós acima de nós apenas o céu. Imagine todas as pessoas Vivendo para o hoje”. Eu digo: Imagine a realidade do céu! Sua beleza e harmonia! Gostaria de a partir de Ap 21 então de pensar sobre o Céu apresentando esta maravilhosa realidade que se instalará eternamente...

I. O CÉU É UM LUGAR REAL [v.1-2]

Os céus não é uma ilusão ou ideia mental. Apesar de não podermos obter a perfeita compreensão [como uma fotografia, estática e limitada]. Esse lugar será tão material, substancioso e sensorial quanto o atual. Fala-se de solo, ruas, mesas, banquetes, coroas, músicas, luz – coisas tangíveis e perceptíveis.

Quando falo do céu refiro-me ao 3º céu. Uma vez que o primeiro é a atmosfera, o segundo é o lugar onde habitas os astros e o terceiro é habitação de Deus.

O céu não é um estado mental alcançado por hipnose, droga ou yoga. O céu não uma idéia definida de beleza e verdade. O céu não está na mente, nem dentro de você. João viu e Jesus afirmou claramente que iria preparar lugar. [Jo 14:1ss]. Jesus subiu ao céu em um corpo glorificado. Ele poderia transpor paredes, mas ser tocado por pessoas. Se alimentar. Será uma existência diferente, mas será real.

O lugar chamado céu não estará acima da terra, mas será colocado sobre ela. Deduzimos que não haverá mais separação entre o celestial e o terreno. Assim como no Éden estas duas esferas existiam conjutamente [Deus caminhava], ambos serão reunidos no novo cosmo.

II. O CÉU É UM LUGAR PERMANENTE

Nada que você vê nesta terra física vai durar, nada restará. Nós gostamos de ter coisas boas e devemos apreciá-los, mas não fique muito apegado ... eles não são permanentes. No final, tudo o que restará é a nossa alma! Os céus e a terra atuais serão substituídos por um cosmo aperfeiçoado e totalmente novo. Um novo e diferente sistema substituirá o antigo.

Nada que possuímos ou temos é permanente. Nu saí do ventre.... [Jó 1:21, I Tm 6]. Tudo que nós teremos na eternidade são os tesouros que nós enviamos à frente.

Duas mulheres morreram. Uma patroa e uma empregada. Uma não era generosa, preocupada somente em coisas materiais. A outra generosa. Um anjo escoltou a mulher rica até seu lar ao passar por mansão dourada perguntou: De quem é aquela casa? Daquela que foi sua empregada. Não posso imaginar como será a minha! Pararam em frente a uma casa de papelão. “O que é isto?” Infelizmente, foi o melhor que fizemos com o que nos enviou? Jesus disse que deveríamos ajuntar tesouros nos céus!

Um das experiências mais preciosas que nós teremos em céu serão vidas testemunhando de sua salvação por causa de alguém ter falado do amor de Jesus, ou por alguém ter orado por missões ou por alguém ter se tornado pregador ou por alguém que contribuiu para a pregação missionária.

III. É UM LUGAR PREPARADO

Eu fiz um monte de casamentos e a noiva leva muito tempo para se preparar horas e horas [vestido,cabelos, adornos]. E o Senhor falou que iria preparar-vos lugar [2000 anos] e certamente ele está caprichando, e como bem sabemos que Deus é generoso, imagine a beleza deste lugar! passou muito tempo , e não poupa despesas em preparando céu para nós . Se conseguimos ver a beleza de deste mundo que foi contaminado pelo pecado e foi feito em apenas 6 dias, pense no que aguardam aqueles que amam a Cristo! A borboleta, a rosas, os planetas, os pássaros...

"O céu é o lugar mais maravilhoso que sabedoria de Deus poderia conceber e que o poder de Deus poderia preparar." [R.G.Lee]

Uma menina nasceu cega, mas por meio de uma cirurgia recobrou a visão. Quando abriu os olhos e viu pela primeira vez correu a disse a sua mãe: Por que você não me falou que havia coisas tão bonita para se ver? A mãe disse: eu tentei, mas minhas palavras não bastaram! Tenho certeza que muitos de nós correremos ao apóstolo João e diremos: Por que você não detalhou mais sobre este lugar? Ele dirá: Eu tentei mas minhas palavras não bastariam!

“Mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.[I Co 2:9]

O lugar onde os que creem em Cristo passarão a eternidade é na verdade uma enorme cidade chamada Nova Jerusalém. É cidade do Deus vivo, nossa pátria, onde milhares de anjos habitam juntamente com os espíritos dos justos aperfeiçoados [Hb 12:22-23]. Esta capital do Reino de Deus emergirá do reino espiritual para ser contemplada e habitada por mim e por você em nossos corpos glorificados na nova terra. Depois da ressurreição ela descerá do céu para ficar definitivamente na terra.

IV. O CÉU É UM LUGAR DE ALÍVIO [v.4]

Não haverá mais envelhecimento, a fonte da juventude vai estar lá, um gole e todos os sinais de idade desaparecerão, fim das rugas e dos pés de galinha! Fim do bico de papagaio, infartos [Bela], câncer, cegueira ou surdez, colesterol, cicatrizes, deformação, anomalias genéticas, aids, diabetes, infartos, não haverá cocaína, drogas, não haverá divórcio, sequestros de criança, acidentes, estupros ou assassinatos ou assaltos [não haverá portas], não haverá injustiça, corrupção, desonestidade [Gladis nota baixa os demais pescam], não heverá ódio, medo. Nada vai estragar, apodrecer ou enferrujar! Não sofreremos mais desapontamentos, angustias, depressão, nem frustração. Não haverá mais dividas ou contas a pagar! Nada nos afligirá ou nos oprimirá. Satanás e os demônios não estarão lá, antes [Ap 20:10]. Não haverá mais guerra, fome, morte! Não haverá mais adeus!

Lágrimas representam aqui toda tristeza humana, todas as tragédias, todo o mal. As tristezas e os males ficarão para trás. A causa mais terrível das lágrimas é a morte. A morte será abolida. [Ap 20:4]. A presença de Deus porá fim toda dor, todo pranto, todo luto.

Ao longo dos meus anos de vida pastoral pude estar presente nos momentos de dores de alguns. Visitei enfermos que venceram a morte; outros que não [Alencar]. Celebrei funeral, testemunhei dores, frustrações, ansiedades, tentei consolar deprimidos, orei por enfermos. Apesar da alegria de poder servir, não são momentos agradáveis. Na eternidade não teremos mais dores, tristezas e sofrimentos! [Rm 8:18]. Haverá reencontros! Estaremos em festa e alegria. Tudo será novo e sempre novo!

Uma garota de 5 anos nunca tinha ficado uma noite fora de casa. Mas ela foi para casa de uma coleguinha passar o dia lá! Ela ficou um pouco nervosa, mas passou o dia bem, quando chegou noite e ficou escuro, ela ficou nervosa por estar num lugar estranho, então a mãe da amiguinha dela perguntou: "Querida, você está ficando com saudades". Ela respondeu querendo com inocência infantil tentando disfarçar a grande saudade que apertava seu coração "não minha senhora, eu estou ficando doente!" E assim é povo de Deus, temos saudade de nosso lar verdadeiro!

Saudade [CC 484]

Da linda pátria estou mui longe,
Triste eu estou;
Eu tenho de Jesus saudade;
Quando será que vou?
Passarinhos, belas flores
Querem me encantar.
Oh, vão terrestres esplendores,
Não quero aqui ficar!

Jesus me deu fiel promessa,
Vem me buscar;
Meu coração está com pressa,
Eu quero ao céu voar.
Meus pecados são mui grandes,
E culpado sou,
Mas o seu sangue põe-me limpo,
E para a pátria vou.

Qual filho, de seu lar saudoso,
Eu quero ir;
Qual passarinho para o ninho,
Eu quero ao céu subir.
Sua vinda ao mundo é certa,
Quando, não o sei;
Mas ele me achará alerta,
E para o céu irei.

Quanto mais tempo passamos aqui, neste mundo, mais doce será o céu para nós!

Para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória a ser revelada em nós. [Rm 8:18]

V. O CÉU É UM LUGAR DE RELACIONAMENTO COM DEUS [v.3]

Na nova cidade a presença de Deus será constante. A nossa comunhão com ele não sofrerá interrupção. Deus está preparando um novo mundo para o homem por ocasião da ressurreição e nesse mundo estará assegurada uma comunhão absoluta com Ele.

No AT a primeira morada de Deus foi o tabernáculo no deserto e depois no templo. Quando Cristo veio a mundo ele habitou temporariamente entre nós [Jo 1:14]. Nesta época Deus mora nela, é santuário de Deus. Mas isto ocorre no Espírito, que é experimentado somente pela fé, não vista No fim de tudo isto irá mudar. A fé da lugar a visão. [Ap 22:4] Contemplaremos sua face!

Na eternidade ele fincará para sempre sua residência com o homem. Não haverá mais um mundo separado de Deus. Iremos habitar para sempre com o Senhor! Não haverá mais barreiras entre nós e Deus!

Se você não for um crente remido, lavado no sangue, nascido de novo. Este pensamento deve lhe inquietar. O que deve aterrorizar você não é o inferno lugar de sofrimento e punição. O inferno é o lugar mais terrível do universo por que você não terá a presença de Deus ali.

Os céus não é uma recompensa a nossa fidelidade. Quem está preparando este lugar é Cristo. Quando ele deu inicio a sua caminhada para o calvário, quando se humilhara a uma dolorosa e vil condenação, quando escolhera ser abandonado por Deus, então ali foi fundada a nova Jerusalém. Ela é obra da dádiva e dos méritos do Senhor Jesus por seu amor por nós. Quando nos céu chegarmos ele iremos ver suas cicatrizes em seus pés e mãos, lembrança constante de como chegamos lá.

O céu é um lugar daqueles que desejaram viver com o Senhor. Que ansiaram por sua presença. Que desejaram sua face com anseio e sede. Daqueles que nesta vida se saciaram em Deus.

Conclusão:

Eu poderia terminar minha mensagem e lhe perguntar: Você quer ir para o céu? É claro que você diria sim! Todos querem! Ninguém, em sã consciência, desejaria arder no lago de fogo e enxofre, nem mesmo o próprio diabo. Ao mesmo tempo, quem não desejaria passar uma eternidade sem tristeza, dor, cansaço, gozando de perfeita paz e alegria? Todos querem isto!

Mas temos de perguntar por que as pessoas querem ir para o céu. Talvez respondam: “Porque o alternativo é doloroso”. Ou: “Porque a minha esposa está lá”. Ou: “Porque haverá um novo céu e uma nova terra, nos quais a justiça e a beleza finalmente estarão em todos os lugares”.

É verdade que ninguém quer ir para o inferno. O perdão proporciona alívio a uma consciência culpada. No céu, seremos restaurados à comunhão com os queridos que morreram em Cristo, escaparemos do sofrimento do inferno e desfrutaremos da justiça e da beleza da nova terra. Tudo isso é verdade. Mas essa não é a razão maior e a resposta última! O que está errado nelas é que não consideram a Deus como o bem final e mais sublime do evangelho.”

“Suponha que eu levante pela manhã e, enquanto caminho em direção ao banheiro, tropeço na cesta de roupas sujas que minha esposa havia deixado ali para lavar no dia seguinte. Em vez de eu mesmo remover a cesta gentilmente e pensar melhor a respeito de minha esposa, reajo de um modo completamente desproporcional à situação e lhe digo algo bastante grosseiro, quando ela ainda está acordando. Ela se levante, pega a cesta de roupa e desce a escada diante de mim. Posso dizer pelo silêncio e por minha própria consciência que nosso relacionamento entrou em séria dificuldade.


“Enquanto desço, a consciência me acusa. Sim, a cesta não deveria estar naquele lugar. Sim, eu poderia ter quebrado o pescoço. Contudo, esses pensamentos são principalmente argumentos carnais autodefensivos. A verdade é que minhas palavras foram incoerentes. A dureza emocional não somente fora desproporcional à seriedade da falha como também a Bíblia me ensina a não atentar para o erro. “Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?” (1 Co 6:7)

“Por isso, quando entro na cozinha, há um clima de frieza, e minha esposa está de costas para mim, trabalhando no balcão da cozinha. O que precisa acontecer ali? A resposta é evidente: preciso desculpar-me e pedir perdão. Isto seria o correto a fazer. Mas, eis a analogia: por que eu quero o perdão de minha esposa? Para que ela faça o meu café da manhã favorito? Para que meus sentimentos de culpa desapareçam e eu consiga me concentrar no trabalho hoje? Para que tenhamos uma boa relação sexual esta noite? Para que nossos filhos não nos vejam em desarmonia? Para que ela finalmente admita que a cesta de roupa suja estava no lugar errado?

“Talvez, cada um desses desejos seja verdadeiro. Mas são todos motivos fracos para eu obter o perdão de minha esposa. O que está faltando é isto: eu quero ser perdoado para que tenha de volta a agradável comunhão com minha esposa. Ela é a razão por que eu desejo ser perdoado. Quero o relacionamento restaurado. O perdão é apenas um meio de remover os obstáculos, de modo que possamos olhar novamente um para o outro, com alegria”.

“[...] todas as bênção do evangelho são meios de remover os obstáculos para que conheçamos a Deus e desfrutemos mais plenamente dEle”. “O evangelho não é uma maneira de levar as pessoas ao céu; é um meio de trazer as pessoas a Deus”. “Se não queremos Deus acima de todas as outras coisas, não fomos convertidos pelo evangelho”. [John Piper]

Penso que o que torna o céu um lugar todo especial e maravilhoso não sejam tão somente as ruas de ouro, as muralhas de jaspe e pedras preciosas. O que valeria tudo isto sem Deus! O que torna o céu um lugar especial é o fato de que ele habitará para sempre conosco!

“Se eu te adorar por medo do inferno, Queima-me no inferno. Se eu te adorar pelo paraíso, Exclua-me do paraíso. Mas, se eu te adorar pelo que Tu és, Não esconda de mim a Tua face.” (Rabia, 800 d.C.)

Nenhum comentário: