Ap 21:5-8
Eu afirmo o contrário, quem vive sem esperança de uma nova realidade é um pobre miserável. Se não há esperança do céu, vida se tornaria mais difícil, ou melhor, a vida perde todo o sentido. Porém, nós não usamos a esperança de céu como um meio para escapar das dificuldades de vida. Não, pelo contrário, esta esperança é um dos meios de enfrentar as realidades de vida. Céu é uma parte da realidade da vida, e embora esteja em grande parte no futuro, está profundamente relacionado com o aqui e o agora. É a esperança do que Deus tem para mim amanhã que me permite enfrentar o hoje.
Repudie a ideia de que pensar no céu o torna inútil para a terra. Eu penso exatamente que é o oposto, pensar no céu, viver sob a luz da eternidade, viver com esperança de um porvir torna minha vida significativa. A pessoa que conhece que o seu destino é glorioso e certo será livre para viver a vida amando, servindo e sacrificando-se aqui em terra.
Se alguém cai de um avião sem paraquedas e você sem nenhum pula para salvá-lo morrerão ambos, você não fez nada de bom, seu sacrifício foi inútil. Duas mortes não são melhores que uma. Mas se você estiver usando um paraquedas, você pode tentar um salvá-lo. Indo após ele como uma bala afim de agarrá-lo e proporcionar salvação. Bastaria puxar a corda e ambos estariam salvos. É a esperança da segurança no fim que liberta você para um ato de amor e sacrifício no agora.
Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho [Cl 1:4-5]
A garantia do céu nos liberta para vivermos em amor e sacrifício aqui na terra. Nós podemos pular para salvar outros porque temos um paraquedas chamado esperança da glória!
Como será essa esperança [O céu]?
I. O CÉU POSSUI UMA NOVA REALIDADE
Deus inaugurará uma nova realidade. Porá fim a esta antiga e falida ordem, manchada pelo pecado e pelo mal e recriará uma nova, diferente e eterna realidade.
Veja a certeza disto: (1) Na posição de Deus anunciar. Ele está no trono do universo (2) Ele manda escrever, pois suas palavras são fiéis e verdadeiras. Assim Deus quer que leiamos isto com segurança e que a vinda desta nova realidade é certa. Ele quer que nós tenhamos garantia que não importa quanto mal, sofrimento e dores passemos agora, ele fará todas as coisas novas.
O que será de novo, que coisas serão absolutamente novas nesta futura ordem mundial:
1. Deus vai nos fazer espiritualmente e moralmente novos e gloriosos.
Para quem ama a Deus, para quem anseia comunhão com o Senhor, para que deseja sempre andar com Deus uma das maiores frustrações que experimentamos nesta vida é o fato de que ainda pecamos.
Paulo descreve muito bem esta frustração em Rm 7:23-24:
Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
É desejo de todo o verdadeiro nascido de novo viver em santidade, é frustrante que na guerra do pecado às vezes temos derrotas. Nós caímos, falhamos, nós não amamos como devemos amar, falamos coisas que ofendem a Deus a ao próximo. Nós queremos ter fervor, paixão por Deus, por sua Palavra e por sua presença, mas muitas vezes nos sentimos frios e desanimados porque o pecado nos esfria. Nós desejamos viver sem ansiedade, medo ou angustia e nós muitas vezes não conseguimos. Nós queremos andar em pureza de pensamento, mas a impureza insisti em bombardear nossas mentes.
Sabemos que o Espírito e a Palavra são recursos que temos na busca de nossa santificação, que nos auxilia em nossa fraqueza. Mas quem ama a Deus deseja ardentemente o dia chegar em que estará livre para sempre da presença do pecado. Que falará, agirá e pensará totalmente livre de queda e de erro.
Deus promete quando ele fizer todas as coisas novas. Nós seremos feitos espiritualmente e moralmente novos --não só parcialmente como agora, mas completamente. Veja o v.2 Ele esta preparando um noiva sem ruga e sem mácula.
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. [Ef 5:25-27]
Será profundamente tremendo pensar que viveremos absolutamente puros, nada de culpa, nada de condenação, nada de medo ou vergonha pelo nosso pecado.
Isso é a primeira coisa extremamente nova que Deus fará. Deus nos fará espiritualmente e moralmente puros na nesta nova realidade.
2. Deus vai nos fazer fisicamente novos e gloriosos
A Bíblia não ensina que no estado final de glória os homens serão espíritos desencarnados. Era Platão e seus discípulos que pensavam que o corpo fosse a prisão do espírito. Mas Deus fará novas todas as coisas, incluindo nossos corpos. Veja v.4
Nenhuma morte, dor, lágrimas que significa que houve uma mudança radical em nossos corpos. Sofremos nesta presente era porque nossos corpos foram contaminados, mas ao invés de nos ver livres dos nosso corpos Deus transformará estes em corpos imortais e incorruptíveis.
Há muitas pessoas que nesta vida foram deformados fisicamente ou nasceram com alguma sequela física: amputados, paralíticos, cegos, surdos, pessoas com distorções ou deformidades. Deus fará novos corpos, sem limitações e fraquezas. Quando Deus fizer nova todas as coisas uma coisa que ele fará de novo é novos corpos...
3. Deus vai fazer a criação nova e gloriosa.
Em v. 1 vemos Deus fazer novos céus e nova terra. Deus não vai fazer um novo sistema solar, estanho. Deus fará um recaal. A esperança dos profetas parece ser esta terra e estes céus serão refeitos libertos da maldição do pecado que o homem proporcionou. O pecado humano degradou o nosso ecossistema.
Veja Rm 8:21: “na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.”
A igreja será glorificada, mas a terra e os céus serão redimidos do cativeiro imposto pelo pecado [Os pássaros cantam em tom de tristeza].
Assim quando Deus fizer todas as coisas novas, ele nos fará novos espiritualmente e moralmente, ele nos fará novo fisicamente, e ele fará a criação inteiramente nova para se ajustar aos nosso corpos.
Isso deixa uma última obra de renovação quando Deus fizer todas as coisas novas.
4. Deus fará nossa relação com ele nova e gloriosa.
João nos fala sobre isto no verso 4. É verdade que Deus está agora conosco. O Espírito dele mora em nós (1 Coríntios 6:19). Jesus nunca prometeu nos deixar (Mt 28:20). Mas em II Coríntios disse 5:6-7:
“Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”
Quando Deus fizer todas as coisas novas Ele nos fará tão puro quanto cristal sem defeito espiritualmente e moralmente, ele nos dará um corpo como o corpo da glória dEle, Ele renovará toda a criação expurgando todo mal e finalmente Ele virá a nós e nos deixará vermos a face dEle.
II. O CÉU É O LUGAR DE PLENA SATISFAÇÃO
“Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” [Jo 4:14]
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” [Jo 7:37]
Há dois outros versos que falam claramente da punição eterna Ap 20:10, 14:9-11
Alguns homens não desfrutarão de um rio de água viva, de uma realidade de plena satisfação, mas experimentarão por toda a eternidade um lago de fogo.
Por mais que alguns afirmem que este ensino é detestável, intolerável é real. Alguns viverão a eternidade afastada da presença de Deus, banidas de sua face, em tormento e sofrimento eternos.
Neste texto João dá um resumo, uma síntese de quem não viverá nos céu, que não terão acesso a água da vida, pessoas que não serão chamadas filhas de Deus. [Deus não envia seus filhos para o inferno! É verdade]. Essas pessoas não são filhas de Deus são...
2. O céu é um lugar de plena satisfação
3. O céu não é lugar para todos