segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

REFLEXÕES SOBRE A JUVENTUDE E VELHICE

Ec 11:9-12:8

Introdução:

O livro de Eclesiastes tem como objetivo refletir sobre a vida, o sobre o melhor da vida. Poderíamos afirmar que o autor propõe a Busca pela Felicidade. Ele confessa que perseguiu a felicidade no prazer [bebida, dança e música] no conhecimento, na riqueza, no poder, nas realizações mas dera-se conta que tudo era vã, vazio. Há questão central é: Há alguma coisa que valha a pena viver neste mundo? Vale a pena viver?

Eclesiastes é classificado como um livro poético [sapiencial]. O estilo aqui usado é a poesia, o lirismo. Esta foi a forma que o autor [Espírito Santo] se propôs a escrever sobre vários temas da vida. Os capítulos finais ele traz reflexões e conselhos importantes, que são bem úteis na vida e principalmente no raiar de um novo ano.

1. Viva intensamente, aproveite o máximo o viver, mas com responsabilidade. [Carpem Diem]

Diferentemente do que se pode pensar, Deus não condena a alegria na vida e nem tão pouco a desestimula, pelo contrário Ele a incentiva. Eclesiastes nos aconselha vigorosamente a vida alegre.

A tolice, ou a barca furada é busca desta alegria carnalmente. O homem naturalmente procura a alegria, mas desastrosamente a busca de uma forma errada. Salomão buscou erradamente esta alegria. E muitos buscam esta alegria, esta felicidade de um forma errada. Você tem a vida, Deus lhe deu esta maravilhosa dádiva de existir, use-a, aproveite, alegra-te, curta a vida. Não tem medo de ser feliz! Não tema se alegrar.

«Se eu pudesse recomeçar minha vida, tentaria cometer mais erros. Encontraria tempo para relaxar. Seria mais transigente. Seria mais tolo do que tenho sido. Levaria poucas coisas a sério. Viajaria mais. Escalaria mais montanhas, nadaria mais e contemplaria mais crepúsculos. Faria mais caminhadas e observaria a natureza. Tomaria mais sorvetes e comeria menos feijão. Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Sou uma daquelas pessoas que vive de maneira regrada, sensata e racional, hora após hora, dia após dia. Oh, já tive bons momentos; e, se eu recomeçasse minha vida, teria muitos outros. Na verdade, eu não tentaria ter mais nada. Apenas viveria um momento após o outro, em vez de viver diariamente os anos seguintes. Sou aquele tipo de pessoa que não sai de casa sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um anti-séptico bucal, uma aspirina, uma capa e um guarda-chuva. Se eu tivesse que começar de novo, passearia bastante, faria muitas coisas e levaria a vida de maneira mais amena. Se eu tivesse que recomeçar minha vida, rodaria mais vezes no carrocel - colheria mais margaridas.»

Contudo, cautela, cuidado, a euforia da vida, o entusiasmo pode nos cegar de uma verdade: Para Deus prazer e recreação rimam com responsabilidade.

Lembre-se que você dará conta do seu viver. Muitos de nós achamos que não vamos prestar contas de nossas ações. Essa advertência divina, não visa estragar a alegria da vida, antes aperfeiçoa-la.

Pergunte as pessoas que se entregaram louca e tolamente aos prazeres sem o temor a Deus o custo que isto lhe trouxe! Imagine quantos rapazes e moças se entregaram a busca da alegria nas drogas [lar da paz] e o triste resultado que lhe custou. Imagine quantas pessoas se envolveram em sexo casual e este ato trouxe-lhe uma doença que ceifou a vida, ou lhe trouxe uma gravidez irresponsável. Pergunte a um alcoólatra internado com cirrose hepática se valeu a pena beber intensamente e irresponsavelmente. Aqueles que escapam pela graça é aconselhado jamais tomarem uma taça de vinho!

A vida é um empréstimo, nós daremos conta de como vivemos a vida que nos foi dada. Ela não nossa. Fomos criados por Deus, Ele é o autor da vida, iremos responder a Ele como a usamos. Desfrutar a vida, não é abusar a vida. Gozar da vida não tem de significar ilegalidade, irresponsabilidade.

Deus quer que desfrutemos a vida com alegria, Ele quer que você aproveite a vida. Deus criou um mundo bom, e Ele não quer estragar a nossa alegria, por isso Ele nos deu algumas "orientações para a viagem." Viva a vida com alegria no temor do Senhor! Isto agrada a Deus?

2. Entregue o melhor da sua vida a Deus.

Precisamos conhecer Deus cedo se quisermos viver uma vida digna de ser vívida. Lance os alicerces cedo. O homem é grande demais para este mundo. O mundo nos oferece alegria, mas a plena, a total, a eterna alegria felicidade está no Senhor. É impossível fora de Deus!

A Felicidade de Deus está nEle mesmo, a minha não está em mim, está nEle. O fim último do homem é glorificar a Deus e ter nele todo o seu prazer!

Sl 37:4 – Agrada-te... Sl 16:1 - Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

O que Deus poderia nos dar para o nosso prazer que provaria que Ele é extremamente amoroso? Ele mesmo! Podemos desfrutar de tudo na vida, mas se somos privados de Deus, não temos a verdadeira alegria!

Sl 73:26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Eu gosto desta frase...

"Somos criaturas de corações divididos, correndo atrás de álcool, sexo e ambições; desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia." [C.S.Lewis]

Eu gosto deste cântico...Eu queria ter mais que uma voz...

Eu disse entregue sua vida a Deus, eu creio que seria melhor devolva. Deus o criador, Ele é o autor da vida. A vida minha não é minha. Por ela não ser nossa daremos conta, mas por Deus ser seu criador deveríamos viver somente para Ele.

A juventude da nossa igreja a levar Deus a sério. Deus está buscando alguém cujo coração seja totalmente dele. Queremos ver uma mocidade comprometida com Deus, santa, pura, digna da sua elevada vocação. Queremos ver jovens que se empolguem com os projetos do Reino de Deus e não com as coisas deste mundo posto no maligno. Queremos ver o levantamento de uma geração jovem que conheça a intimidade do altar, que tenha uma vida abundante de oração, que se deleite no louvor ao Deus vivo, que testemunhe com ousadia e desassombro o Evangelho da cruz.


3. Lembre-se a Vida é Fugaz [Passageira, Neblina, Nuvem Passageira] você irá envelhecer (12:1-8)

Antes que venha o maus dias..O que Salomão está dizendo é que não temos todo o tempo do mundo. Pode parecer assim quando somos jovens, mas a vida é breve.

A juventude é o momento nobre para encontrar Deus. O cultivo de uma fé vigorosa requer tempo. As pessoas podem vir à fé em seus últimos anos, mas geralmente com pesar considerável sobre uma vida desperdiçada em coisas que não importava.

Nós precisamos usar a vida intensamente, antes que seja tarde demais. Salomão ao descrever a velhice e suas inúmeras limitações não está nos ameaçando ou dizer que ser velho é ser desgraçado, está nos lembrando das limitações que a velhice impõe.

Versículos 2-8 fornecer uma descrição poética do desaparecimento da vida. Salomão, diz aos seus leitores mais novos o que eles podem olhar para frente. A vida se torna cada vez mais desafiadora conforme o tempo passa.

Capacidades físicas diminuem, enquanto aumentam as ansiedades. Podemos disfarçar um pouco o processo de envelhecimento, mas não podemos revertê-la. O genial Olavo Bilac faz o mesmo!


Velhice [Olavo Bilac]

O neto:

Vovó, por que não tem dentes?
Por que anda rezando só.
E treme, como os doentes
Quando têm febre, vovó?

Por que é branco o seu cabelo?
Por que se apóia a um bordão?
Vovó, porque, como o gelo,
É tão fria a sua mão?

Por que é tão triste o seu rosto?
Tão trêmula a sua voz?
Vovó, qual é seu desgosto?
Por que não ri como nós?

A Avó:

Meu neto, que és meu encanto,
Tu acabas de nascer...
E eu, tenho vivido tanto
Que estou farta de viver!

Os anos, que vão passando,
Vão nos matando sem dó:
Só tu consegues, falando,
Dar-me alegria, tu só!

O teu sorriso, criança,
Cai sobre os martírios meus,
Como um clarão de esperança,
Como uma benção de Deus!



Contraste [Padre Antônio Thomas]

Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente,
As esperanças vão conosco à frente,
E vão ficando atrás os desenganos.

Rindo e cantando, célebres, ufanos,
Vamos marchando descuidosamente;
Eis que chega a velhice, de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos.

Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é rápida e falaz,
E vemos que sucede, exatamente,

O contrário dos tempos de rapaz:
– Os desenganos vão conosco à frente,
E as esperanças vão ficando atrás.












Goste ou não, todos nós iremos envelhecer, e alguns se apavoram frente a esta realidade estão dispostos a fazer qualquer coisa para evitar. O setor de cosmético é o negócio multimilionário. Os entusiastas do exercício físicos, das academias, e os cirurgiões plásticos enriquecem diariamente. Os fabricantes de alimentos sobre saúde construíram grandes impérios por causa disto. Os cientistas genéticos debruçam-se desperadamente para evitar a velhice. Mas ela vem!
A família da atriz Leila Lopes divulgou trechos de uma suposta carta deixada por ela. Leila Lopes estava triste e decepcionada.
“Eu não me suicidei, eu parti para junto de Deus. Fiquem cientes que não bebo e não uso drogas, eu decidi que já fiz tudo que podia fazer nessa vida. Tive uma vida linda, conheci o mundo, vivi em cidades maravilhosas, tive uma família digna e conceituada em Esteio, brilhei na minha carreira, ganhei muito dinheiro e ajudei muita gente com ele. Realmente não soube administrá-lo e fui iludibriada [sic] por pessoas de má fé várias vezes, mas sempre renasci como uma fênix que sou e sempre fiquei bem de novo. Aliás, eu nunca me importei com o ter.
Bom, tem muito mais sobre a minha vida, isso é só para verem como não sou covarde não, fui uma guerreira, mas cansei. É preciso coragem para deixar esta vida. Saibam todos que tiverem conhecimento desse documento que não estou desistindo da vida, estou em busca de Deus. Não é por falta de dinheiro, pois com o que tenho posso morar aqui, em Floripa ou no Sul. Mas acontece que eu não quero mais morar em lugar nenhum. Eu não quero envelhecer e sofrer. Eu vi minha mãe sofrer até a morte e não quero isso para mim. Eu quero paz! Estou cansada, cansada de cabeça! Não aguento mais pensar, pagar contas, resolver problemas…
Não é uma tragédia envelhecer, faz parte da vida. Todos nossos corpos envelhecem!
Nestes dias tenho feito uma reflexão sobre meus anos. Eu disse: Meu Deus cheguei aos 42 anos, um dia desse eu tinha 12 anos, tinha 18 anos... Meu Deus estou envelhecendo. Corria nos times de futebol, era o volante, o pulmão do time. Quando fui ao oculista ele disse: Você tem presbiopia, conhecida popularmente como "vista cansada". Tenho que usar óculos para ler.

Antes que a chama da vida queime toda precisamos compreender o significado da vida, para conhecer a Deus, a Sua vontade, e viver com um senso de urgência. Ponto de Salomão é: Vá Deus em tenra idade, quando se é jovem o suficiente para desfrutar as bênçãos da vida com Ele.

Conclusão:

Podemos até não envelhecer, mas certamente morreremos. Um dia nossa vida chegará ao fim. Nossa vida vai se esvair até chegar ao fim. Não a vida, mas o fôlego. Nosso corpo mortal virará pó, e nosso espírito voltará para Deus, ou para a vida eterna ou para a condenação eterna. Diante disto chegamos ao cerne: O cerne de tudo é teme a Deus e guarda os seus mandamentos. A vida sem Deus é vazia e sem sentido. Vida com Deus é plena. Jesus disse: "Eu vim para que tenha vida... Cristo veio dar sentido e significado a vida. Como você pode experimentar a vida em Cristo: Reconheça sua necessidade de Deus, Admita sua completa incapacidade espiritual, reconheça seu pecado, creia que Cristo morreu por você!

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

concordo; deus deu a vida so ele podem tira. mais ai eu pergunto nossa sera que o orgulho dela, não foi maior. ela procurou varias vezes benzedor recebeu uma carta de um evangelico dizendo que seria um trabalho mandou ela procura uma igreja evangelica,ela disse meus pais eram catolico eu sou muito catolica acredito em maria;sera que nao pensou em pelomenos fazer uma vizitinha em uma igreja evangelica?