quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O AMOR CUIDADOSO DE JESUS

Mc 6:30-44

Introdução:

Esse milagre é registrado pelos 4 evangelistas. Um oferece detalhe que o outro não oferece. É preciso ler uma Harmonia dos Evangelhos para perceber as ênfases diferentes [não contraditórias] que cada evangelista destacou. Por exemplo, é João que informa que foi um rapaz que ofereceu seu “lance”. Mateus informa que mulheres e crianças também se alimentaram. E Lucas nota que Jesus curou alguns e que o assunto de seu ensino era o Reino de Deus. Marcos mostra Jesus como servo! Marcos é o evangelho do Servo! É o Evangelho do Milagre. Este dois aspectos estão bem destacados aqui nesta narrativa. Marcos revela a grandeza de Jesus em seu cuidadoso amor. Jesus possui uma profunda sensibilidade e cuidado para com as pessoas ao seu redor. Ele vê e homem e enxerga suas necessidades fundamentais e cuida de uma forma especial. Meditemos na face deste maravilhoso amor de Jesus...

I. SEU CONVITE AO REPOUSO FÍSICO PARA OS AFADIGADOS [30-32]

a. O Repouso é Um Prêmio para o Trabalho

Os discípulos foram enviados em uma missão (7-13) e voltando daquela missão relataram a Jesus como tudo ocorreu. Jesus percebeu que o momento agora era de descanso. Jesus não falou: Voltem mãos a obra! Vamos trabalhar mais tem muito que fazer! Não Jesus sensibilizado percebeu que o momento era de parar e descansar!

O descanso é a justa recompensa para o trabalho! Note bem para quem trabalha! Esta é a verdade expressa no 4° Mandamento [Ex 20:8]. Eles trabalhavam e muito, portanto eles precisavam descansar. É importante notar que o ministério é considerado trabalho [I Tm 5:18]

Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário. [I Tm 5:18]

b. Repouso é necessário

Jesus num tom de ânimo convida “Vinde repousar...” denota, aqui como em Mc 14.41, o descanso físico com a interrupção da atividade. Com certeza ele não objetiva simplesmente parar com alguma coisa, ficar sem movimento, tam­bém não afundar em si mesmo. Jesus então direciona-o para um lugar deserto [calmo e agradável ver v.39].

O objetivo é a restauração da pessoa toda, com Jesus, o mestre divino. É verdade: Descansem um pouco! O que gozamos ainda é o "peque­no" descanso, um prelúdio antes do grande concerto final. [Adolf Pohl]

Jesus percebe a necessidade de se cuidar do bem-estar físico e emocional. Nós precisamos suprir estas necessidades [reabastecer as baterias].

Maslow afirma que o homem possui numerosas necessidades. Que ele hierarquizou assim: fisiológica, de segurança, de pertencer, de estima, de auto-realização. O indivíduo procura satisfazer a necessidade mais importante ou básica. A fisiológica diz respeito a função que permite o organismo recuperar as energias quer gastou durante o dia e descansar tanto física como mentalmente.

“O descanso não é fuga do trabalho ou irresponsabilidade, mas uma necessidade que o ser humano tem de interromper uma série de atividades produtivas para desfrutar de atividades nas quais não existe nenhuma tensão pelos resultados. Lazer, portanto, não é um período de ficar apenas na inatividade, mas de "ocupar-se" em atividades que não gerem nenhuma das cobranças interiores que cansam a mente e o corpo.”[Revista Shalom Maná]
T.S. Expressa-se aqui o cuidado amoroso de Jesus pelos discipulos. Pelo seu bem-estar físico e emocional. Deus nos fez seres com corpos e eles são limitados e precisam repousar, respeite e aceite esta verdade!

II. SUA COMPAIXÃO PARA DESORIENTADOS [33-34]

a. O diagnóstico de Jesus: “Ovelhas que não tem pastor”

No entanto as “férias” não deram certo por causa de uma interrupção. Uma multidão de pessoas se antecipa e vai em direção a Jesus e aos discípulos.

Jesus vê uma multidão. Mas não a vê como algo indesejado, inadequado que esta prejudicando seu descanso. Ele vê e se compadece. Compadecer implica em ter simpatia pelo que sofre, denota uma preocupação profunda que se expressa em auxílio ativo. Ele vê a necessidade daquelas pessoas mais importante do que sua necessidade de descanso!

Ele os entende, ele assume o peso, ele ama, ele cuida. Jesus é uma pessoa cheia de sentimento e de compaixão.

Elas eram “ovelhas sem pastor”. Eis uma figura tocante! A ovelha é um animal profundamente dependente de pastoreio e cuidado. Ela sem guia se perde, vagueia e é presa fácil para os predadores. Sem alguém não levar para pastar, morre de fome! É um animal cuja qualidade de vida depende do tipo de pastor que ela possui. Diferente de outros animais selvagens que não precisam e nem desejam donos, as ovelhas carecem para sua sobrevivência de um bom pastor! Elas precisam de sustento, direção e proteção!

Tais palavras apontam primeiramente para uma promessa em Ex 34 e também para uma crítica que Jesus faz com respeitos aos líderes de Israel.

"Porei termo no seu pastoreio. [...] Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas disper­sas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei, [...] apascentá-las-ei, [...] suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará e [...] lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, lhes serei por Deus." (Ez 34.10-24; cf Nm 27.17; Is 40.11; Jr 23.3s; 31.10).

b. A solução de Jesus: Ensino!

Jesus supriu a necessidade através do ensino da Palavra. Não perdeu tempo – mas ensinou pois ele sabia que era esta a maior necessidade do homem – orientação de Deus!

Maslow esqueceu de que a necessidade fundamental do homem é saber sobre Deus e sua vontade. É conhecer verdadeiramente a Deus por meio da Palavra e o método para que conheçamos a Deus é o ensino.

Cristo não ensinou banalidades, mas a verdade de Deus supriu suas mentes de bom ensino e orientação de Deus. Jesus não ensinou muitas coisas diferentes, mas "muito" no sentido de intensivo e detalhado; cf 1.45n. Gastou horas e terminou com um banquete!

A carência principal daquele povo não era material, mas orientação por meio do ensino. Advogo mais uma vez que o papel principal do pastor é a ministração do rebanho. Ele pastoreia a igreja por meio da Palavra.

T.S. A compaixão de Jesus é profundamente tocante, mas há mais para meditarmos no cuidado amoroso de Jesus...


III. SUA PROVISÃO PARA OS NECESSITADOS [35-44]

1. O problema – Uma multidão com Fome!

Os discípulos querem despedir a multidão mas se vêem com dificuldades pois a hora estava avançada e não havia recursos para suprir a grande demanda. Jesus quer que eles alimente.

Tudo parece recair sobre eles. Eles precisam alimentar as pessoas com suas provisões. A resposta deles não é nem atrevida nem burra. Disseram-lhe: Iremos comprar duzen­tos denários de pão para lhes dar de comer? Que sentido podia ter a ordem do Senhor? O que tinha ele em mente? No diálogo durante a aula, o aluno faz perguntas para levar o profes­sor a dizer mais, se as palavras que disse até o momento ainda lhe são obscu­ras. Ele queria que eles dessem de comer à multidão, mas sem que fossem fazer compras. Mas então, como?

Jesus quer que eles alimentem a multidão. Mas era muita gente, eles não tinham onde comprar e pior ainda eles não tinham recursos [dinheiro]. Que situação! Um beco sem saída!

2. A solução – Um milagre Maravilhoso!

Ele não recusa a requisição dirigida a ele, deixando margem à esperan­ça. Seus companheiros se sujeitam a ele. Como se esperasse por isso, ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! Sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes. Como em Jo 2.6, segue o inventário das provisões.

Jesus orienta para que se assente em grupos e como um hospedeiro real vai servi-los [pastor]. Ele agradece a refeição, como sempre fazia olhando para o céu num tom de solenidade. Então dá aos discípulos para que distribua. Todos comeram e se fartaram e ainda sobrou!

3. Lições de Economia/Administração de Jesus

Jesus antes de operar o milagre ele toma algumas medidas educativas que são preciosas lições para nós:

a. É preciso saber quais são os seus recursos disponíveis [v.38]

Foi o mesmo que Eliseu fez com a viúva [II Rs 4:1-7]:

Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.[II Rs 4:1-2]

Deus opera pelo que temos em nossas mãos. Cristo começou com o milagre pelo que se tem. Era pouco e significava falência e impossibilidade, mas é a partir dali que Cristo faz o milagre acontecer!

b. É preciso haver organização!

Deus é Deus de ordem! Ele criou o universo com ordem! Ele não é Deus de confusão. A organização facilitaria a distribuição e faria com que todos fossem atendidos. A desordem é uma desgraça fruto do pecado. Infelizmente há pessoas que são extremamente desorganizadas.

c. É preciso a cooperação de todos!

O milagre é uma obra divina! O milagre é uma ação que está além da limitação humana, no entanto Deus quando opera um milagre ele usa freqüentemente o homem como instrumento. Os discípulos não fizeram o milagre mas cooperaram repartindo com a multidão. Como é fundamental a cooperação e a participação de todos no exercício de uma obra ou de uma tarefa. É lamentável a omissão ou a sombra de alguns enquanto que outros vivem a trabalhar e ajudar. Poucos fazendo muitos para servirem a todos! Imagine muitos fazendo muito para servirem a todos!

d. É preciso haver gratidão pelo que Deus nos dar

Seja sempre grato a Deus por tudo! Não há coisa mais amargosa do que ser ingrato ou não reconhecer a benção do alimento. Orar antes da refeição não é mera liturgia, é uma confissão de fé de que tudo vêm de Deus e que Ele tem suprido nossas necessidades.

Que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
Pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, [I Tm 4:3-4]

e. É preciso ter cuidado para que não haja desperdício

O dom de Deus não deve ser desperdiçado. O pão é fruto da graça de Deus e não podemos jogar fora a graça de Deus. O que sobeja deve ser aproveitado!

O Brasil é um dos países que mais jogam comida boa na lata do lixo. De 30 a 40% de todos os alimentos produzidos no país vão parar no lixo. Em países desenvolvidos, esse índice não chega aos 10%. Aqui, são toneladas e mais toneladas de comida perdidas diariamente. Boa parte do desperdício ocorre logo na colheita e no transporte, mas os consumidores também têm sua parcela de responsabilidade. O brasileiro pasme! Joga fora mais comida do que a que de fato leva à mesa. Um estudo da Embrapa Agroindústria de Alimentos mostra que só em hortaliças, por exemplo, o total de perda a cada ano é de 37 quilos por habitante, enquanto a ingestão desses vegetais não passa dos 35 quilos no mesmo período de tempo. Toda essa comida desperdiçada equivale a 12 bilhões de reais que o país despeja nas lixeiras a cada ano para se ter uma idéia, isso é quase metade do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ou 24 vezes o da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Estamos, literalmente, botando dinheiro e saúde no lixo. [Revista Saúde]

Segundo fontes o desperdício de alimentos no Brasil chega a 40% do que é produzido. Cerca de 26,3 milhões de toneladas são jogadas fora em um país que apresenta índice altos de desnutrição. [Jornal da Tarde]

Isto é um pecado diante do fato que no mundo há milhares de famintos morrendo a míngua desnutrido e que no Brasil há cerca de 46 milhões de famintos.

Conclusão:

Que maravilhoso é meditar no amor cuidadoso de Jesus por nós. Um amor que visto em nos convidar a descansarmos, em nos alimentar com sua Palavra e em provê nosso sustento ao longo da vida. Esse amor é maravilhoso porque é incomparável, eterno, incondicional e imerecido!

Nenhum comentário: