domingo, 14 de junho de 2009

O TOQUE DE FÉ

Mc 5:24-34

Introdução:

Marcos, no seu estilo literário, intercala um relato dentro de outro relato. Eles relata situações que estão além da capacidade humana: Tempestade, Possessão e Enfermidade. Descrevera a grande salvação que ocorrera em um endemonhiado que veio a ser um missionário. Aqui ele descreve um grande milagre sobre uma mulher. Há um paralelo entre ela e o endemonhiado. Ambos os quadros são terríveis, a origem ou o mal por traz é que são diferentes. Ali era o demônio que impunha aquela situação, aqui é uma enfermidade. Talvez para mim, que sou homem seja mais difícil compreender o universo feminino. No entanto posso imaginar o sofrimento que esta mulher vivia passando. Que desespero, que angústia, que luta, que sofrimento! Gostaria de olhar este texto simplesmente em três momentos. O primeiro tentar compreender de uma forma mais profunda o quadro de sofrimento que ela vive. No segundo momento admirar sua fé! Maravilhosa fé! E então concluir com a sua plena restauração fruto de um toque, não um toque qualquer, como veremos, mas um toque que toda pessoa deve dar para que seja salvo, para que seja restaurado, um toque de fé.

I. A DOR QUE PROPICIA A FÉ

Sua enfermidade tratava-se de caso crônico de uma hemorragia ginecológica. Pode ter-se tratado de uma menstruação anormalmente forte, ou de um sangramento crônico do útero. É costume chamar de “incômodo” o fluxo menstrual (3-4 dias). Que você diria se sofresse de uma menstruação após outra, quase sem intervalos, mês a mês, durante 12 anos?

1. Fisicamente fraca

Este longo tempo enfraquecera sua saúde visivelmente - pois com o sangue a vida se esvai da pessoa, assim estava fraca, magra, anêmica, uma moribunda! [Não possuia os benefícios modernos da medicina]

2. Emocionalmente abatida

Auto-imagem desta mulher estava destruída. O aspecto físico desfigurado leva a frangalhos sua auto-imagem. Sua afetividade estar danificada (Lv 18:19), incapaz de ser mãe, abatida, desolada. Ela se via imunda. Com vergonha e desesperança em função do tempo passado e sem solução. Do ponto de vista médico era uma doença incurável e próxima a morte.

3. Financeiramente falida

Só os ricos podiam dar-se ao luxo de procurar um médico. Esta mulher antes bem de vida fora reduzida pela doença impiedosamente à pobre­za. Passar necessidade era mais uma fonte de acusações próprias e de peso!

4. Socialmente isolada [Lv 15:25-29,31]

A condição feminina já era difícil, mas aquela condição tornava a vida dela mais terrível.

a. Conjugalmente

Se fosse casada não podia ter relações (pense no casamento) e se fosse solteira, não podia casar-se.
b. Religiosamente

Por aquilo ela era marginalizada (Aidética), não podia ser tocada (Lv 15:25)Ela segregada socialmente, imunda cerimonialmente. Não possuía licença para estar no culto. doze anos sem ir ao templo. Era facilmente comunicável a outras pessoas (v.27). Devia viver isolada de outras pessoas. Vivia sob forte ostracismo. Ela usa a multidão e foi anonimamente com medo de ser vista.

O quadro é profundamente desolador e de desesperança. Que dizer de tamanha situação? Que fazer? Que desespero? Que dor? Doze anos de sofrimento prolongado, doze anos de frustração, de lágrimas, de desprezo, de rejeição, de vergonha, de noites mal-dormidas. Talvez você esteja aqui com um sofrimento que lhe angustia há muito tempo.

II. A ATITUDE QUE REVELA FÉ

Esse quadro profundamente desolador proporciona refletir sobre a fé desta mulher

1. Ela possuía determinação

Podemos deduzir que essa mulher possuía fibra, era determinada, incansável. Como é comum a gênero feminino. Este quadro nos dar também uma percepção desta mulher. Essa mulher não ficou parada. Não se conformou. Não ficou com pena de si mesma. O problema não a imobilizou e não arrancou sua fé. Ela era batalhadora e incansável na busca da solução para a vida. Ela não desistiu nunca! Ela não se entregou facilmente.

2. Ela foi a Jesus

Ela buscou Jesus. A dor levou-a a ter ele. Ela tinha ouvido falar dele (v.27) A fé vem pelo ouvir. E aquilo gerou um princípio de fé (v.28). Esta é uma realidade da providência soberana de Deus – as dores, o sofrimento, uma enfermidade, um casamento rompido são meios de nos aproximar do Senhor! Ela superou obstáculos, preconceitos e foi a pessoa certa!!! Independente de seu problema: Creia, há esperança!!!

3. Ela tocou em Cristo

A fé possui alguns elementos básicos. Ela formada pelo conhecimento, pela confiança e pela aceitação. [Ils. Remédio num cabeceira da cama].

Ela sabe de Jesus! Ela confiou nele, tanto que foi para ele. Mas ainda o mais importante ela tocou nele! Ela enfrentou todos os obstáculos, todas as dificuldades. Seu toque foi especial. Ela tocou com intenção e proposital. Acima de tudo foi um toque de confiança, um toque de fé. Ela cria na cura!

Falta esse terceiro elemento para que aconteça a ação de Deus na vida da pessoa. Muitos sabem que Cristo é a resposta. Muitos até confiam em Cristo. Mas, infelizmente, muitos param por aqui e então sua fé não gera benefícios, não traz resultados. A fé age! A fé se apropria das promessas! A fé tem esse elemento de entrega!

Interessante notar que muitas pessoas tocam a Jesus! Há muitos ali, mas somente ela toca pela fé. Não foi um toque de superstição. Nem místico. Multidões o apertam, mas só ela toca!

Assim o mesmo se repete, domingo a domingo multidões vão a igreja. Aqui e ali alguém é encontrado chorando por seus pecados, regozijando-se por sua salvação. Ali alguém tocou a Cristo! Muitos vêm a igreja por costume, por achar errado virem, mas não tem contado com Jesus! Só se despertarão no dia do juízo final!

Seu toque foi feito sob dificuldades. Seu toque foi carregado de humildade e indignidade. Pela lei cerimonial ela deveria tornar Jesus impuro, mas é ela que fica pura! Seu toque foi por trás, silenciosamente. Depois ela se prostra, humilhada! Ela não tocou Pedro, João, mas Jesus!

III. A RESTAURAÇÃO QUE VEM DA FÉ

A verdadeira e genuína fé traz sempre frutos, opera sempre resultados. A fé é operosa, é frutífera.

1. Sua Cura Foi Imediata

A cura que ela procurou em vão durante 12 anos achou num momento. Um milagre ali ocorreu! A cura que estava além da medicina, não estava além do Senhor.

2. Sua Cura foi Completa

Quem me tocou? Uma pergunta estranha. Muitos tocaram, mas não intencionalmente, propositadademente. Pergunta ilógica (Pedro). Ele de fato desconhecia a pessoa e o propósito? Não. Ele sabia o que estava fazendo.

O propósito de Jesus era restaurá-la plenamente. Ela ocultou-se e estava fugindo envergonhada. ela vivera anos de rejeição e isolamento. Jesus que publicar sua cura. Jesus tomou medidas para ela ficassem curadas por completa.

Ela veio trêmula. Imagine a mente: Fiz algo errado? Ele vai me envergonhar? A cura será tirada? Ela veio para frente, prostrou-se e contou para todos (imagine as lágrimas de alegria). Ela veio com temor e tremor! Esta reação é comum diante da presença de Deus, e esta reação segue sempre confissão – sou pecador (Lc 5:8).

Como alguém que sai do esconderijo porque se rende, ela veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. Abrindo seu coração, derramando sua vida! Ali ela deixa toda sua vergonha, desprezo, culpa. Jesus queria restaurar sua dignidade tudo! Jesus espera que abramos o nosso coração e compartilhemos o que ele tem feito em nós. Não cale sua voz! Não se acovarda. Testemunhe! Vá e conte o que Deus fez na sua vida!

a. Ele chama de Filha!

Ela ouve uma palavra de ânimo: E ele lhe disse: Filha! Isto não foi uma expressão vazia de aconselhamento, mas aceitação poderosa na família de Deus (cf 2.5; 3.34),

b. Ele lhe da salvação

Aqui está incluida a cura física, social, emocional e principalmente espiritual! Salvou fisicamente ao curará-la, socialmente ao restaurar sua convivência com outras pessoas, e espiritualmente, capacitando-a a partipar novamente da adoração no templo.

c. Ele lhe dá a Paz!

O que lhe concedeu a bênção! A tua fé te salvou. Não foi a supers­tição dela, o toque no tecido, mas o toque da fé.A tua fé te salvou! é tão verdadeiro como: Jesus te salvou!, pois a fé estende a mão para Jesus que salva, que, por sua vez, não deixa cair aquele que crê.

Esta mulher, todavia, enfrentaria resistências também depois de receber ajuda. Por isso Jesus lhe dá algo para a jornada: Vai-te em paz! Aqui não é um tchau ou uma adeus ou um até logo! É uma bênção!

A mulher recebe algo que não mais será tirado dela: proteção para o seu ser integral, aonde quer que fosse. E fica livre do teu mal. Depois da cura já recebida no v 29, isto significa: Esteja e fique curada! Deus não está sujeito a caprichos. A doença foi retirada definitiva­mente e substituída pela graça

Conclusão:

Um novo começo: A partir dali seria uma mulher, uma nova mulher. Não só livre da hemorragia, mas livre da vergonha e uma nova etapa, para casar-se, para adorar, para ser mãe...

Uma fé nascida sob o desengano venceu todos os obstáculos, foi resoluta. Não foi fé na fé, nem foi fé em si, mas numa pessoa. Esta fé foi revelada, confessada e recompensada. Assim é a natureza da verdadeira fé em Cristo.

Nenhum comentário: