segunda-feira, 15 de junho de 2009

DE ENDOMINHADO A MISSIONÁRIO

Mc 5:1-20

Introdução:

Um dos alvos de Marcos é demonstrar o grande poder de Jesus. Marcos já demonstrara o poder de Jesus sobre as enfermidades. No contexto anterior demonstrara o grande poder de Jesus diante da natureza revolta. Agora pretende demonstrar seu poder sobre o reino das trevas. Jesus vai de encontro não só contra a fúria do mar, mas também contra a fúria de um homem oprimido pelo diabo. De um mar agitado para um coração agitado. Ambas realidades que estão muita acima do controle e da capacidade do homem, estão sob Seu domínio. Estas terríveis realidades ele as subjuga. Quero levá-los a refletir nesta cena onde o poder de Jesus é revelado – o poder de libertar e de restaurar o homem de um estado de completa miséria para um estado de sanidade e santidade.

I. A DESUMANIZAÇÃO DO HOMEM PELO PODER DE SATANÁS

O gadareno estava possuído por espíritos imundos. Havia milhares de demônios. Não se sabe quais as causas que levaram este homem para esta situação. O fato é que endemonhiamento é uma realidade, não é mito, não é uma simples doença mental é um fato, não apenas passado mas presente. Na descrição dos sintomas podemos ver a trágica situação deste homem

1. Sintomas Físicos e Emocionais

O endemonhiamento é um controle da mente do homem. Este perde de si mesmo seu domínio. O homem fica um escravo da vontade do diabo, um capacho, um joguete em suas mãos. Um das características do endemonhiamento é uma força descomunal, acima da força humana, além de um acesso de fúria, ódio, ira e transtorno emocional. As situações por mim vividas comprovam este fato.

2. Sintomas Existenciais e Comportamentais

Este homem estava nu e feria-se com pedras. Em vez de proteger-se (instinto natural de preservação) ele feria-se. Ele possuía um espírito de autodestruição. Perdera o amor natural ou o amor próprio. Ele era seu inimigo. O diabo dentro dele o empurrava para a morte. O diabo é um ladrão e um assassino. Os demônios conduzem as pessoas a todo tipo de comportamento terrível em várias áreas. [O lugar sugere comportamentos abomináveis - necrofagia ou a necrofília].

3. Sintomas Sociais e Mental

O texto fala que um espírito imundo estava nele. Viva em sepulcros, lugares tenebroso. Além de perder todo o convívio pessoal e familiar, de ser rejeitado. Tornou-se violenta socialmente. Nem a família e nem a lei o contem. É um animal selvagem. É um monstro furioso, violento, agressivo e indomável. Resiste ao controle. Então deixaram em um lugar de morto. Expulsaram do convívio social. (Manicômios).

Ele estava mentalmente perturbado. Andando de noite. Sem dormir. Gritando por entre sepulcros. Não tinha descanso nem para sua mente e nem para seu corpo.

Eis o triste e miserável quadro de uma pessoa dominada pelo diabo. Eis o que o diabo produz de “melhor” na vida humana. Ele é perverso e seu grande objetivo é humilhar o homem por meio do seu ódio. Este morto-vivo é um retrato vívido e realista da desordem, confusão e da miséria que pode impor o diabo sobre o homem. Por quê? Satanás odeia a Deus e como não consegue atingi-lo o diretamente o faz ao tentar degradar a imagem dEle no homem. Assim em seu ódio ele aleija, degrada e desumaniza o homem, levando a ruína e a perdição. O diabo mantém seu propósito embora use de várias estratégias.

II. A SUBJUGAÇÃO DE SATANÁS PELO PODER DE JESUS

Percebe-se aqui um confronto dentre outros que Jesus teve com o reino das trevas. Este confronto iniciado na tentação desenrola-se por todo o ministério de Cristo. Este confronto revela importantes lições.

1. O Reino das Trevas reconhece a autoridade de Jesus

Quando falo que reconhece não digo necessariamente que se submeta voluntariamente. No entanto o confronto revela que o diabo esta subjugado a Cristo, que possui toda autoridade. Percebe-se que ele se prostra e adora. Não entendamos isto como uma adoração agradável, mas como um reconhecimento da majestade em Jesus. Ele sabe que ele é o Filho de Deus! Ele sabe que ele julgará todos os demônios, ele sabe que Cristo os lançará no lago de fogo! Ele teme que Jesus possa antecipar seu destino final.

2. O Reino das Trevas resiste a autoridade de Jesus

No entanto a atitude do reino das trevas é de resistência. Um dos milhares de demônios (líder) ao mesmo tempo em que sabe, resiste. Ao falar percebemos um tom de ira, frustração e desespero! É um comportamento inconstante e irracional. Esta resistência veio devido a palavra de autoridade de Jesus sobre eles.

3. O Reino das Trevas tem estratégias

a. Por que Jesus pergunta o nome?

Alguns acreditam que porque os exorcistas usavam essa técnica, uma vez que se cria que tendo o nome do demônio quebrava seu poder e eles se submetiam ao exorcista. Jesus não era um exorcista e ninguém mais usou isto.
(1) Para que os discípulos soubessem que ali não estava apenas um demônio, mas milhares.
(2) Para que o endemonhiado tenha consciência da sua terrível condição a fim de libertá-lo, fortalecendo sua consciência, trazendo seu eu real através de seu nome. Os demônios subjugaram a identidade daquele homem; Jesus quer restaurá-la.

Legião fala de quantidade e poder. Eles queriam intimidar, demonstrar poder e violência. “Somos muitos e estamos no controle”. Legião aponta para um exército organizado e violento, cruel e destruidor. Pois era assim que as legiões romanas eram conhecidas. Era composta por infantaria e cavalaria. Havia a presença de flecheiros, incendiários que lutavam ferozmente. Era a elite do exército romano. Eram irresistíveis. Onde passavam deixavam um rastro de morte e destruição. Era uma máquina poderosa de guerra. Era assim que o diabo queria ser visto.

b. Por que eles pediram para não sair dali?

Os demônios de uma forma inteligente e organizada sabem que determinadas regiões são mais fáceis de operar. Eles pedem para não serem lançados no inferno, agora pedem para não sair de uma determinada região, pois ali certamente seria um lugar onde eles podiam operar com mais facilidade. Ali eles estão em casa. Eu creio que demônios operam em determinados lugares com mais facilidade – lugares eles imprimem morte e destruição, miséria e o caos.

c. Por que foram para os porcos?

Creio que a estratégia aqui é produzir propositadamente uma situação que prejudicaria a obra de Jesus ou pelo menos atrapalharia como de fato aconteceu. Os demônios reinavam ali, Jesus veio e os perturbou, eles não querem perder seu território facilmente, então procuram infligir uma situação de prejuízo e desordem no lugar para que o evangelho e a Palavra de Deus não prevalecessem.

d. Por que Jesus autorizou a morte e o prejuízo?

Para mostrar a realidade por trás daquela vida! Que havia um poder maligno opressor e perverso. Ali não havia farsa, não era teatro nem fingimento. E a libertação não foi um efeito psicológico, mas um fato real. Para revelar seu poder e sua autoridade sob as trevas!
E porque tinha em vista ensinar aqueles moradores que pessoas são mais importantes do que bem materiais. Aquela experiência demonstrou sua a escala de valores. Para eles a possessão, a aquisição, a retenção e a multiplicação de suas posses materiais são mais importantes do que a alegria, a restauração e a liberdade de um homem machucado, espezinhado e oprimido pelo diabo, além de tudo rejeitado pela sociedade. Aquelas pessoas amavam mais dinheiro do que a Deus e o próximo.

III. A RESTAURAÇÃO DO HOMEM PELO PODER DE JESUS

A sociedade não conseguiu restaurar o homem, antes afastou do convívio social. levando-o mais e mais a degradação e a seu processo de desumanização. Fora da família r do convívio social, tratado como um bicho ou um louco, descartado e tido como irrecuperável. Tentaram prendê-lo com corrente que foi em vão. Eis uma grade verdade a sociedade não tem o poder de resolver o problema do pecado e da opressão maligna. Se ela não tem, quem tem? Quem pode libertar o homem deste quadro de miséria? Quem e o que poder trazer libertação e restauração – Uma pessoa – Jesus!

1. Jesus liberta da escravidão do diabo

A Palavra de Deus afirma que Jesus veio para destruir ou desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8). Pelo seu poder, por meio de sua autoridade ele liberta todos os oprimidos e cativos do diabo. Essa missão ele entregou a igreja. Ela é herdeira e autorizada legítima de usar seu nome para por em liberdade os cativos mediante a pregação do Evangelho. Seja em que nível o homem esteja sob influência do maligno, somente Jesus mediante seu o poder do evangelho traz libertação plena!

2. Jesus devolve a dignidade da vida (Jesus humaniza o homem!)

a. O homem estava assentado aos pés de Jesus.
Aquele que vivia perturbado, correndo de dia e de noite sem descanso da mente e do corpo, agora está quieto, aos pés do Salvador. Alguém bem notou aquele que sujeitou a fúria, que acalmar o mar e as tempestades é o mesmo que acalma a alma o homem!

b. O homem estava vestido
Seu pudor e sua dignidade haviam sido perdidas, Jesus a restaura. Agora seu corpo é tratado. Há mudança, há conversão!

c. O homem estava em perfeito juízo

Sua saúde mental foi devolvida. Aonde Jesus chega Ele restaura, restaura a vida, a saúde mental. Ele é curado da agressividade e da violência. Ele é mudado completamente.

3. Jesus o envia em uma missão

De possesso a missionário. Quando Jesus age no coração do homem, ele liberta o homem do pecado e o dar um propósito de vida. Jesus não liberta apenas de, mas liberta para. Ele é agora chamado para ser testemunha do que Deus fez em sua vida. Antes aquele que era o terror, um peso para a sociedade é chamado a ser uma benção.
Ele agora liberto e salvo quer seguir a Jesus, mas o Senhor não permite. Ele indefere o pedido. Por quê? Porque quer que ele vá a sua família. Aquela família sabia muito bem o quadro dele. Imagine a mãe e o pai, as lutas, as dores. Imagine ele chegando ao seu lar e falando o que lhe aconteceu. Sua missão é ir a sua família. Eis nosso primeiro campo missionário. Mas além da família ele prega em toda região! Decapólis era constituída de 10 cidades. Ele leva a mensagem a outros, a mensagem daquele que o libertou!

Conclusão:

O que o diabo faz? Porque ele é perverso, ele desumaniza
O que a sociedade faz? Porque ela é impotente, ela despreza
O que Jesus faz?Porque ele é amor, Ele restaura!

Nenhum comentário: