segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SÓ A DEUS GLÓRIA [II] - Soli Deo Gloria


Rm 11:33-36

Introdução: Esta ultima mensagem é um convite a pensamos sobre a glória de Deus e tem como objetivo convencê-lo a crer que...


O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E [AO] TER NELE A SATISFAÇÃO PLENA E ETERNA.
[Resposta a pergunta n°1 do Catecismo de Westiminster – Qual é o fim principal do homem?]

S.I. Quais algumas perguntas cruciais a se fazer para que o homem venha a entender e cumprir o principal propósito de sua existência?
S.T. Faremos algumas perguntas e daremos suas respectivas respostas à luz da Palavra de Deus para que o homem conheça, se convença e cumpra seu propósito final...

I. O QUE É A GLÓRIA DE DEUS?

1. É a manifestação externa de todos os atributos de Deus.
2. A glória de Deus é o fim de tudo!

II. O QUE É GLORIFICAR DEUS?

1. Apreciação
2. Adoração
3. Afeição
4. Sujeição

III. POR QUE NÓS TEMOS QUE GLORIFICAR DEUS?

“Todas as coisas” inclui todas as coisas no universo vieram de Deus e são sustentadas por Deus e foram feitas para Ele. Ele é a fonte de tudo. Ele é o agente por meio da qual tudo subsiste e tudo tem como fim ele próprio. O universo não foi feito para nós, o fim do universo é o próprio Deus. Deus não fez o universo porque estava carente ou solitário, porque tinha alguma necessidade ou insuficiência.

1. Por Ele nos fez

Ele é o nosso criador. É uma bondade imensa Deus nos dar a vida. O fôlego e tudo que temos vêm do Senhor. Paulo afirma: “...pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos” [At 17:28]. Ele por sua graça e bondade nos mantém vivo. Se dependemos dEle é lógico que deveríamos viver para Ele. Não somos fruto do nada e não caminhamos para o nada. O fato de sermos criados nos confere dignidade e valor.

2. Deus fez todas as coisas para Sua glória.

A glória de Deus é o alvo de tudo que existe. É o fim de toda criação. Deus criou o universo a fim de revelar sua gloriosa beleza. Se o homem não vive para a glória de Deus sua existência é sem sentido. A glória de Deus não será aumentada ou diminuída se caso o homem viva ou não para ela. Ele tem glória em si mesmo.

Deus será glorificado em tudo, mesmo no pecador, rebelde quando sua justiça for vindicada e satisfeita. Quando todos os arrogantes, blasfemos, rebelde, impenitente estiverem sofrendo a justa punição, ali Deus será glorificado!

Pv 16:4 O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.

Quando Deus quebra a arrogância do soberbo e o humilha ali Deus é glorificado.

Ex 14:17 Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos;

3. Porque tudo glorifica a Deus.

a. As coisas inanimadas glorificam a Deus [Sl 19:1]. O universo grita: glória a Deus!

As cores, os sons, as pedras, o mar, a água, o firmamento, o por-do-sol, aurora boreau, a chuva, o sol, a lua, as estrelas, o vento...

Sl 103:22 Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR.

b. Os seres vivos glorificam a Deus

A fauna e flora glorificam a Deus [Sl 150]. O espetáculo de uma semente crescer e frutificar. Um fruto que você degusta e aprecia. A sombra que você desfruta. Os pássaros com seus cânticos, o canto dos pássaros, o andar da tartaruga, o ciclo da vida, os macro e o micro cosmo!

Salmo 29:1 Salmo de Davi Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força. 2 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. 3 Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas. 4 A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. 5 A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano. 6 Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens. 7 A voz do SENHOR despede chamas de fogo. 8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades. 9 A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!

Salmo 148:1 Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas. 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. 6 E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. 7 Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; 8 fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; 9 montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; 10 feras e gados, répteis e voláteis; 11 reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; 12 rapazes e donzelas, velhos e crianças. 13 Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu.

c. Criaturas sobre nós glorificam Deus.

Os anjos glorificam a Deus. Alias eles são especialistas nisto. Há uma classe de anjos que incessantemente vivem a dizer: Santo... [Is 6].

Os homens deveriam glorificar a Deus muito mais que os anjos. Deus estima mais o homens do que os anjos. Cristo assumiu a forma humana, não angelical. [Hb 2:7]. Por causa da redenção, Deus fixou o homem como objeto de sua graça e misericórdia. Isto ele não ofereceu aos anjos caídos. Temos algo que nem os anjos possuem justiça de Deus [II Co 5:21]. Temos as vestes de sua justiça, comprada no calvário pelo preciosos sangue. Experimentamos algo que nenhum anjo conhece, o amor redentor. Os anjos glorificam a Deus por serem criados por Ele, devemos glorificar a Deus por isso, mas ainda por sermos nova criatura. Por sermos perdoados, justificados, redimidos do pecados, salvos e termos a benção da vida eterna tudo isto pela graça de Deus.

Ap 5:13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

4. Porque Ele nos Redimiu do Pecado

A salvação vem de Deus, pois Ele planejou completamente. Ele eternamente planejou a salvação. Ele não só planejou, mas a executou, a salvação foi por intermédio da Deus, especificamente por Seu Filho. Ele não foi uma conquista humana. Como vimos só a graça, só Cristo, só a fé!

A salvação visa a glória de Deus. Nós o louvaremos pela eternidade a fora por nossa redenção. Deus não pensou primeiramente em nossa felicidade ao nos planejar e executar a nossa salvação. Ele visou ser glorificados nos redimidos. A salvação é para sua glória!

Continua....

Nenhum comentário: