Vivemos tempos ruins. Não me refiro sobre o mundo, pois este jaz no maligno. Falo com respeito à igreja, precisamente a sua pregação ou o conteúdo do evangelho. Há um falso evangelho, impostor, sedutor e traiçoeiro, propagado pela mídia televisa e absorvido pela maioria das igrejas evangélicas de todas as tradições. Pelo que percebo nenhuma comunidade fica absolutamente imune as suas perniciosas idéias. A igreja precisa urgentemente redescobrir o que é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Se algum irmão ou comunidade aspira ver o poder e Deus transformando verdadeiramente a vida do homem, salvando vidas, ela não precisa de algo novo, não carece de novos métodos, novas filosofias, nova liturgia e nova adoração. Ela precisa reaprender o verdadeiro evangelho, aquele que em sua origem abalou o mundo.
Faremos um breve passeio naquilo que os Reformadores do Século XVI chamaram os cinco solas, cinco afirmações da igreja para sua revitalização e reforma. Naquela época a igreja vivia nas trevas, subjugada a ignorância imposta pelo catolicismo romano. A igreja romana se afastara grandemente da verdade, e prevalecia todos tipos de absurdos possíveis. Ali Deus levantou uma geração de homens, de coragem e ousadia, para usá-los como instrumentos para reformar a igreja combalida pelo catolicismo romano. Eles resumiram a essência do verdadeiro evangelho em cinco afirmações latinas: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Fide, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Chamei cada afirmação de pilar, porque creio que a igreja, cai ou se sustenta sobre estas afirmações.
Pr. Luiz Correia
[Deus meus et omnia]
[1] Estes textos fazem parte de uma série de 5 mensagens que estão sendo pregadas na Igreja Batista Filadélfia a partir de 09/11 até 5/12 de 2008, todos os domingos as 18:30h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário